PEDIMOS DESCULPAS, MAS A WEBTV ESTÁ
COM PROBLEMAS NA EXIBIÇÃO DE ALGUNS VÍDEOS.
Estamos trabalhando para resolver o mais rápido possível.

Palavra de escritor

Moacyr Scliar - Palavra de Escritor (Compacto)

Os autores da L&PM contam tudo e mais um pouco. Não é uma palestra, mas poderia ser. Essa é uma versão reduzida da entrevista com Moacyr Scliar. Assista à íntegra aqui.

5min 23segs
28/02/2011 Nota 5,0 / 7 voto(s)
3 Comentário(s) Indique
Comente Embed

Comentários

"Minha homenagem ao querido Moacy Scliar é transcrever alguns trechinhos da sua fala:

"Meu nome é Moacyr Scliar. Eu sou de Porto Alegre. Escrevo desde criança." (...)

- O PRESENTE SURPRESA - " Isso, mais tarde, eu já tinha uns 12, 13 anos. Eu ia fazer aniversário. E, meu pai me disse: 'Eu vou te dar uma coisa que tu esperas há muito tempo." E o que eu estava esperando há muito tempo era uma bicicleta. Aí, chega o dia do aniversário. E ele me traz o presente -- que não era uma bicicleta. Era uma máquina de escrever. Meu pai nunca me disse o porquê me deu uma máquina de escrever. Mas, ficou muito claro, não é?, que ele estava pensando nisto -- exatamente no fato de que eu ia escrever, de que eu poderia me tornar um escritor. Se ele pudesse traduzir em palavras... coisa que ele não podia, embora fosse um grande contador de histórias... Ele não era um homem refinado. Era um homem com limitações... devido ao vocabulário. Mas, ele diria alguma coisa assim, do tipo: 'Olha, tu queres uma bicicleta... É uma coisa muito boa. Tu vai andar pela cidade... conhecer bairros e tal. Mas, com a máquina de escrever tu vai trilhar os caminhos da tua imaginação. Isso, pra ti, é mais importante.'  Mas, isso ele nunca me disse.

O grande problema entre pais e filhos é aquilo que os pais deixam de dizer para os filhos e os filhos deixam de dizer para os pais, não é? E, aí, fica-se sem conhecer o que o outro pensa."
  
Mas, certamente, querido escritor, o que cada um  SENTE, e naturalmente é dito com a linguagem do coração, o outro fica sabendo, sim. Quem sabe se o sabor e as cores das histórias do teu pai, contadas com a simplicidade da sua fala, não tenham sido, de alguma maneira, reescritas  pelo dom do filho?  

Como bem dizes:  "Escrever é reescrever."

Recebe meu abraço, onde estiveres."

Elizabeth em 07/12/2011

 

"M. Scliar ,grande homem  humanista e letrista. Saudades"

Júlio César Veloso em 01/09/2011

 

"Moacyr Scliar eterno."

oscar bastos em 06/04/2011

Vida & Obra

Moacyr Scliar

Nasceu em Porto Alegre em 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011. É autor de mais de 80 livros, uma obra que abrange vários gêneros: ficção, ensaio, crônica e literatura juvenil. Muitos destes foram publicados nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, Argentina, Colômbia, Israel e outros países, com grande repercussão crítica. Entre outros, recebeu os prêmios: Prêmio Joaquim Manoel de Mace­do (1974), Prêmio Erico Verissimo (1976), Prêmio Ci­da­de de Porto Alegre (1976), Prêmio Gui...

Leia mais

Livros Associados

CENAS DA VIDA MINÚSCULA

Moacyr Scliar

CICLO DAS ÁGUAS, O

Moacyr Scliar

A CONDIÇÃO JUDAICA

Moacyr Scliar

Veja todos os livros

Sobre o Programa

Palavra de escritor

Não é uma palestra, mas poderia ser. Os autores publicados pela L&PM respondem a perguntas sobre sua vida e obra.

Confira nossa programação

 

Home    Quem Somos    Notícias    Mapa do Site    Fale Conosco    Podcast L&PM

 

Rua Comendador Coruja, 314 - Fone: (51) 3225.5777 - Fax: (51) 3221.5380 - Porto Alegre/RS - CEP 90220-180
Alameda Santos, 1470, cj 310 - Cerqueira César - Fone: (11) 3578.6606 - São Paulo/SP - CEP 01418-903

Powered by CIS Manager   Desenvolvido por Construtiva